O Reiki é conhecido como uma terapia vibracional surgida em 1922. Sua aplicação pode ser feita por imposição das mãos, toque das mãos, pequenos toques ou batidas, massagens leves, pela simples fixação do olhar, pelo sopro e por envio da energia à distância. Para estas aplicações são utilizados símbolos, considerados sagrados por muitos reikianos, que direcionam a energia para o campo de tratamento necessário. Estes pontos são corpo físico, emocional, mental, espiritual (supra mental).
Reiki é uma forma contraída do nome trazido por Mikao Usui, quando organizou o sistema. Uma das nomenclaturas do Reiki mais conhecida é Usui Reiki Ryoho, algo próximo de Sistema ou método de cura energética de Usui.
Esta metodologia de cura foi trazida para o Ocidente por Madame Takata (Hawaio Hiromi Takata), que para facilitar o entendimento criou 12 posições de aplicação do Reiki, além de ter criado várias estórias a respeito do Mestre Usui, colocando-o como padre, para que sua técnica fosse bem recebida pelos cristãos ocidentais.
A maior parte dos praticantes de Reiki, independente da escola, entende que se trata pura e simplesmente de uma terapia vibracional e no Brasil, pouquíssimos reikianos conhecem técnicas de aplicação diferentes da imposição ou toque das mãos.
Ainda é ensinado por mestres de Reiki que os símbolos são “Yantras” e seus nomes são “mantras”, o que supostamente explicaria a necessidade de “desenhá-los no ar” e repetir seus nomes por três vezes para ativá-los. Temos nossas ressalvas quanto a essa afirmação, porque entendemos que um mantra para ser ativado, deve ser repetido 108 vezes, não apenas 3 e um yantra não é um desenho tão simples. Mesmo que muitos venham dizer que o fato de chamar de mantra e yantra seja apenas uma forma didática, entendo que é mais honesto e simples ensinar que os símbolos devem ser mentalizados ou desenhados no ar e seus nomes devem ser repetidos 3 vezes para favorecer sua fixação em nosso mental.
Os símbolos são ferramentas, portanto não tem obrigatoriedade de uso, sendo inclusive abandonados depois de certo tempo de prática.
No campo da magia podem ser utilizados inclusive como servidores ou como reguladores da energia para que o reikiano/magista possa enviar a energia na frequência correta (físico, mental, emocional, espiritual).
Os símbolos mais usados no Usui Reiki Ryoho são:
Existem outros que variam de escola/mestre:
O reikiano recebe os símbolos de acordo com seu avanço no sistema. No Reiki Hermetista, o aluno de nível 1 já recebe o primeiro símbolo de trabalho, que é o Cho Ku Rei, os demais são entregues aos poucos, por exemplo, no nível 2 o aluno recebe o HonShaZeShoNen e o SeiHeKi e assim por diante.
Aquele que se torna um mestre de si mesmo (nível 3), poderá criar e testar novos símbolos, no entanto, por não ser um mestre iniciador, não poderá passar para outros reikianos, pois, uma das prerrogativas do Reiki, é que os símbolos sejam passados por sintonização. Os símbolos não precisam ter confirmação em outras culturas ou na cultura japonesa, mas precisam ser testados em sua eficácia com honestidade.
O Reiki Hermetista é uma releitura das técnicas e símbolos baseada no conhecimento mágico e na filosofia de Hermes, é claro.
Essa releitura procura trazer o sistema/método Reiki para o campo da magia, colocando-o como uma porta de entrada para neófitos tanto quanto uma ferramenta para aqueles mais experientes.
Na verdade, ao entendermos que podemos enviar Reiki à distância, já começamos a questionar – “Que terapia pode ser enviada para uma pessoa que não está presente?”. Rapidamente visualizamos o Reiki como um método de magia de cura, que, se aprofundado em seu uso, pode trazer resultados fantásticos.
Banimentos, direcionamentos, energizações de chás e alimentos, consagração de elementos e ferramentas, alimentação de servidores, relaxamentos, analgesias, diminuição de processos de ansiedade, etc… Todos esses processos podem ser realizados com Reiki.
Reiki Hermetista é um sistema mágico iniciático composto por 4 níveis – nível 1, o despertar; nível 2, a transformação; nível 3, a realização e nível 4, o mestrado. Cada um desses níveis possui um processo de ampliação da “velocidade” de canalização da energia.
Em nossa prática, entendemos que a sintonização é realizada apenas no nível 1, nos demais níveis realizamos um processo de ampliação da “passagem energética”. Também entendemos que qualquer pessoa pode ser sintonizada no Reiki, contudo poucos serão iniciados. Explico: Iniciado ou iniciada para nosso entendimento é aquele ou aquela que se utiliza do conhecimento reikiano para aprofundar nos estudos e práticas magísticas em prol de seu próprio crescimento e/ou do crescimento de outrem.
O que é o Usui Reiki Ryoho?
Graciosamente, recebi as últimas injunções do Imperador Meiji. Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar física e espiritualmente, e andar por um caminho certo como um ser humano; em primeiro lugar temos de curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito for saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável. A missão do Usui Reiki Ryoho é aconselhar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorando a sua felicidade e a nossa própria.
Mikao Usui – Usui Reiki Ryoho Hikkei (Fonte: O Grande Livro do Reiki)
Reiki Hermetista é enfim um belo caminho de introdução ao uso e manipulação de energia e ao mesmo tempo, uma excelente ferramenta para magistas mais experientes.
Abraços a todos.
Roberto C. Mundstein