Eis uma data comemorativa que entrou na cultura global de forma bem enraizada. Exaltar os anos vividos e celebrar a vida seja reunindo famílias ao seu redor, badalar com os amigos ou abrir uma bebida sozinho e lembrar-se de suas conquistas.
Relacionado a uma série de culturas, o aniversário tem uma rica simbologia e não se restringe apenas a pessoas, mas tudo que possa ser datado, que segue cronologia e tem significado poderá ter mesma exaltação.
Então, por que vemos certa aversão a tal comemoração ?
Para certo publico, parece que ficou comum fugir da data, relacionar às festividades uma falta de maturidade e esvaziá-las de significado. Questiono se isso é consciente ou apenas senso comum, será que você realmente não gosta de aniversários ou manchou a referencia de seu nascimento com memórias e associações…
Certamente, sua visão de mundo é o fator mais importante, dependendo de como a vida é vista pelos seus olhos a celebração pode ou não fazer sentido. Se você a percebe como cada vez mais próxima da morte, pode realmente ser um dia desagradável; diferentemente quando o vê como um dia para agradecer experiências vividas, independente dos costumes e tradições, ambas as visões são válidas e particulares.
Porém, trago a ressalva a quem o entende como um dia de agradecimento, mas não consegue aproveitar por lembranças ruins: peça ajuda! Sim, de seus pares, sua família e amigos, se sua intenção de exaltar memórias boas é manchada, peça ajuda e jamais negligencie um psicólogo. Identifique com o profissional os traumas que o levaram a essa aversão, se permita trabalhar isso e viver mais leve.
Entende-se que celebrar a vida é uma ritualística a ser feita todos os dias, mas isso não impede que o aniversário tenha uma ênfase maior. Se fizer sentido para você, aproveite a data, comemore!
.|.VHB.|.